Conheça Augie, golden retriever que pode ser o mais velho do mundo

Lívia Marra

O aniversário de 20 anos da cadela August, em abril, deveria ter sido comemorado em grande estilo, mas a pandemia atrapalhou os planos dos tutores. O que eles não contavam é que a imagem festinha viralizaria semanas depois, com a informação de que a peluda seria a golden retriever mais velha do mundo.

Augie, como é chamada, foi adotada aos 14 anos pela família, que mora no Tennessee. Antes, havia passado por outras duas casas.

Os tutores não sabiam exatamente quanto tempo teriam a companhia da cadela, já idosa quando chegou. O aniversário teve presença dos tutores, dos outros três cães da família, bolo de cenoura especialmente feito para pets e a casa toda decorada, disse Jennifer Hetterscheidt à CNN.

Mas o que chamou foi a idade do animal, que supera a média para a raça.

No dia 20 de junho, ao compartilhar a história de Augie, a ONG GoldHeart Golden Retrievers Rescue confirmou que ela é a mais idosa golden que se tem conhecimento.

Segundo o site Golden Hearts, muitos cães da raça vivem até 15 anos, e há relatos de até 19 anos, mas Augie superou essa idade.

Jeniffer disse à publicação que, quando adotada, Augie foi diagnosticada com problemas renais e, por isso, tem dieta específica, mas surpreende pela boa saúde. Se movimenta bem e gosta de passear diariamente no quintal.

MAIS ALTO E MAIS VELHO?

Em maio, quando o dogue alemão Freddy completou oito anos, surgiu a polêmica. Seria ele o cão mais velho da raça?

Com 1,35 metro, Freddy levou em 2016 o título de maior cão do mundo pelo Guinness Book. Ele mora na Inglaterra.

Apesar das suspeitas de um novo recorde terem sido noticiadas pela imprensa internacional, o Guinness informou à Fox News que não mantém registros de cães vivos mais velhos do mundo.

Ao compartilhar fotos do aniversário, o perfil de Freddy não fez referência ao suposto recorde, mas seguidores reagiram e contaram sobre as idades de seus grandões. “Nosso dogue alemão tem quase 11”, disse uma. “Nosso dogue alemão Gracie vai fazer 13 em 9 de setembro”, afirmou outra. “A nossa tinha 14 quando morreu”, contou um seguidor.

*

Siga o Bom Pra Cachorro no Facebook, no Instagram ou no Twitter.

Quer ver a história do seu pet publicada ou quer sugerir reportagem? Mande para bompracachorroblog@gmail.com  ou marque no Instagram