Chico, Thor, Conan; relembre cães que foram notícia em 2019

Lívia Marra

Cães arteiros, fofinhos e heróis marcaram 2019. Mas casos envolvendo violência contra animais chocaram neste ano.

Chamou a atenção, em dezembro, localização de uma rinha de cães em São Paulo. Os pit bulls resgatados —machucados e amedrontados— ganharam nova rotina, de carinho e cuidados. Porém, ainda há muito a fazer.

Apesar de campanhas de conscientização, animais continuam sendo vítimas de agressão e abandono. Uma pesquisa mostrou que a maioria já presenciou maus-tratos a animais, mas poucos denunciaram. No entanto, houve avanços, e o Senado decidiu que animal não é coisa —a proposta voltou para análise na Câmara. E teve conquista: no Rio, cachorros podem ir à praia.

O ano também foi recheado histórias para aquecer o coração, como os cães que seguiram uma ambulância e esperaram um morador de rua ser atendido em hospital; um evento dedicado a pets deficientes; a simplicidade do cachorrinho que se diverte na rua com um balão. E, mais uma vez, eles foram fundamentais: ajudaram nos trabalhos de busca em Brumadinho e levaram um pouco de conforto a alunos após massacre em escola de Suzano.

Teve cachorro que ficou conhecido no país todo pela capacidade ilimitada de bagunça, como o Chico. Teve cachorro brasileiro representando —e trazendo medalha— em campeonato mundial de surfe. Teve cachorro considerado herói e homenageado na Casa Branca.

E, entre as histórias fofinhas de 2019, valem destaques para o cachorro e a girafinha abandonada que viraram amigos; a transformação da cadela Lasanha, adotada por Bruno Gagliasso e Gio Ewbank; e Thor, que aprontou no ensaio fotográfico dos tutores.

Entre as perdas, Jacó, que representaria o Brasil em competição mundial e foi atropelado em praia; Thor, cachorro dos Bombeiros de Minas que atuou em Mariana e Brumadinho; e Barney, cão dos Bombeiros de Santa Catarina, que se afogou durante uma operação de busca.

Relembre cães que foram notícia em 2019:

*

Siga o Bom Pra Cachorro no Facebook e no Instagram

Quer ver a história do seu pet publicada ou quer sugerir reportagem? Mande para bompracachorroblog@gmail.com  ou marque no Instagram