Cachorro ou panda? Chow chow tingido provoca críticas a café na China
Passar algumas horas em um café rodeado por gatos ou cachorros virou moda pelo mundo. Na China, uma cafeteria também decidiu usar animais como atrativo, mas se tornou alvo de críticas após tingir cães para transformá-los em pandas.
A ideia era atrair mais clientes, mas a iniciativa não agradou a internautas e defensores da causa animal.
O café abriu as portas em setembro na cidade de Chengdu, província de Sichuan, região dos famosos pandas gigantes. O estabelecimento viralizou semanas depois, quando as imagens de cães da raça chow chow, pintados de preto e branco, começaram a ser compartilhadas.
A maior preocupação dos que se manifestaram contra a novidade era com a saúde dos pets: a tinta poderia causar intoxicações, queimaduras e problemas na pele e no pelo dos animais.
O proprietário, Lu Yunning, 21, afirma que o corante importado usado no processo não prejudicou os cachorros, e foi espalhado apenas na parte superior dos pelos, e não até onde nascem, segundo a agência Reuters.
Além de pintar seus seis filhotes, o rapaz oferece o serviço para quem quer tungir seu cachorro como um panda. Para isso, são necessários 1.500 yuanes (cerca de R$ 890).
De acordo com a agência AFP, o empresário afirma que é necessário pessoal treinado trabalhando o dia inteiro para transformar um chow chow, com pelo denso, em um panda.
ALERTA
Enquanto internautas criticaram o tingimento e falaram em maus-tratos, outros defenderam o homem, sob argumento de que ele tem autonomia sobre seus animais.
O assunto é polêmico e sério. Tingir os pelos pode causar riscos à saúde do pet. Existem produtos específicos para animais, e a recomendação é que o processo seja feito em local especializado.
Por aqui, no Halloween, Anitta ficou na mira de comentários ao pintar seu cãozinho. Ambos apareceram fantasiados na foto, e a cantora avisou: “não tentem fazer isso com seu dog sozinhos. Busque um profissional e produtos especializados para animais”.
O caso chinês levou a organização Peta, de proteção animal, a alertar sobre os riscos.
“Revestir cães com corantes químicos é estressante e pode até causar reações alérgicas na pele, nariz e olhos”, disse Jason Baker, vice-presidente da entidade na Ásia, informou a Reuters. “A Peta pede que os viajantes fiquem longe de qualquer empresa que explora animais por um truque por dinheiro”, afirmou ele, em comunicado.
*
Siga o Bom Pra Cachorro no Facebook e no Instagram
Quer ver a história do seu pet publicada ou quer sugerir reportagem? Mande para bompracachorroblog@gmail.com ou marque no Instagram