Aprenda a fazer ovo de Páscoa para seu cachorro

Lívia Marra

Cachorro não pode comer chocolate, mas você pode fazer um ovo de Páscoa sem cacau para ele também comemorar a data.

Chocolate é tóxico e pode fazer muito mal ao pet —isso incluir distúrbios gastrointestinais, arritmia cardíaca, convulsão e até morte.

Segundo a veterinária Carla Maion, supervisora Pet Nutri da Health for Pet, a composição segura para o animal de estimação é baseada em alfarroba,

componente que tem gosto e aparência que lembrem o chocolate de cacau, mas sem a teobromina, sua substância tóxica para cães e gatos.

Ela diz ainda que a alfarroba possui baixo índice glicêmico, baixo teor de gordura, é natural e não tem componentes estimulantes como a cafeína, que também é tóxica para pets.

Os produtos encontrados em lojas para animais de estimação podem conter aromatizantes e corantes que deixam o petisco ainda mais parecido com o chocolate de verdade.

A receita abaixo é do aplicativo DogHero e leva alfarroba e coco, e o pet ainda pode dividir a guloseima com o tutor.

A sugestão não é recomendada para cães alérgicos ou intolerantes a algum dos ingredientes. Consulte o veterinário antes de preparar, especialmente se seu animal tiver algum problema de saúde.

Lembre-se: além de cacau, o pet não pode comer açúcar. Nada de adoçar a receita! E ofereça o ovinho com moderação.

“Mas é importante que os pais e mães de cachorro ofereçam pequenas porções do doce para o cãozinho, pois, diferentemente de nós, eles estão menos acostumados a variar a alimentação e isso pode causar desconfortos gastrointestinais”, diz Thais Matos, veterinária da DogHero.

RECEITA

Ingredientes:

100 g de alfarroba em barra (você encontra em lojas de produtos naturais)

1/3 de xícara de água

1/2 xícara de coco ralado

Uma panela pequena

Uma ou duas forminhas de ovos de Páscoa de 30g (pode ser de plástico ou silicone)

Modo de fazer:

Derreta as barras de alfarroba em fogo baixo juntamente com a água. Quando o conteúdo ficar bem amolecido (bem menos consistente do que o ponto do brigadeiro), desligue o fogo e misture o coco ralado.

Coloque o conteúdo nas forminhas. Os ovos não serão ocos, mas poderão ser maiores ou menores de acordo com o preenchimento da forma. Cubra com plástico filme.

Deixe que os ovos descansem na geladeira por pelo menos cinco horas.

Pronto! O ovo de Páscoa sabor prestígio para cães já pode ser servido!

(Imagem: Fotolia)