Belo Horizonte terá primeiro hospital público veterinário

O primeiro Hospital Público Veterinário de Minas será aberto neste ano no bairro Madre Gertrudes, em Belo Horizonte. O anúncio foi feito nesta quinta (5) pelo prefeito Alexandre Kalil (PHS).
O imóvel, pertencente à prefeitura, estava abandonado desde 2009 e passará por reforma. A estimativa da administração municipal é que o hospital comece a funcionar no fim deste ano.
A unidade será gerenciada pela Anclivepa (Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais), que também administra hospitais públicos em São Paulo e no Distrito Federal.
Em rede social, a regional da associação diz que o local terá capacidade para 30 consultas diárias, com serviço destinado a tutores de baixa renda ou escritos em programas sociais, e que a abertura está prevista para setembro.
Cães e gatos serão atendidos por médicos veterinários contratados com o apoio de estudantes de medicina veterinária.
Segundo a prefeitura, uma emenda parlamentar de R$ 500 mil possibilitará a compra de equipamentos e insumos necessários ao hospital, que ficará na rua rua Pedro Bizoto, 230.
OUTRAS UNIDADES
No Distrito Federal, o hospital público funciona desde abril no Parque Lago do Cortado, em Taguatinga.
A capital paulista tem, atualmente, três hospitais veterinários gratuitos, gerenciados pela Anclivepa-SP.
Os endereços são: av. General Ataliba Leonel, 3.194, Parada Inglesa (zona norte), tel. 2478-5305; av. Salim Farah Maluf, s/n ° (lado par, esquina com a rua Ulisses Cruz), Tatuapé (zonal leste); tel. 2291-5159; e rua Manuel Jacinto, 249, Vila Morse (zona oeste), tel. 3530-6008.
A unidade mais nova, inaugurada em janeiro na zona oeste, não é custeada pela prefeitura, diferentemente das outras. Deverá ser mantida com doações de pessoas físicas e patrocínio de empresas.
(Imagem: Fotolia)