Projeto de lei prevê clínica veterinária pública em cada prefeitura regional de SP
Projeto aprovado na semana passada pela Câmara de São Paulo prevê a instalação de clínicas veterinárias públicas em cada prefeitura regional da cidade.
Pela proposta, do vereador Alessandro Guedes (PT), ao menos 32 centros de atendimento seriam conveniados com entidades sem fins lucrativos e ONGs de proteção animal.
“Um animalzinho de estimação é, sim, um membro da família”, disse o vereador em transmissão em rede social, na noite desta quarta (9), para explicar seu projeto, destinado a pessoas carentes.
O texto agora aguarda sanção ou veto do prefeito, Bruno Covas (PSDB).
A capital paulista tem, atualmente, três hospitais veterinários gratuitos, gerenciados pela Anclivepa-SP (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais). A unidade mais nova, inaugurada em janeiro na zona oeste, não é custeada pela prefeitura, diferentemente das outras. Deverá ser mantida com doações de pessoas físicas e patrocínio de empresas.
MAIS PROJETOS DE LEI
Além do projeto das clínicas, outros dois que afetam animais foram aprovados no último dia 3 pelos vereadores e dependem da decisão do prefeito: um determina uso de microchip em todos os cães e gatos na cidade, e outro veta fogos de artifício com estampidos.