Garotinho autista que não pode ser tocado faz amizade e abraça cão terapeuta

“Está vendo este momento? Nunca tinha experimentado um momento como esse”, escreveu Shanna Niehaus em rede social sobre o filho, de 5 anos, que descansava a cabeça sobre Tornado, um cão terapeuta.

Kainoa é autista e não pode ser tocado ou abraçado por ninguém. Rejeita até mesmo carinho da família. Mas se conectou, abraçou e deitou sobre o cachorro.

A família, que vive no Japão, viajou até os Estados Unidos, onde fica a ONG 4 Paws For Ability, que fornece cães de serviço para crianças com deficiência e idosos que perderam o uso dos membros ou a audição. Segundo a BBC, a família esperou dois anos até que o cão ficasse disponível.

As fotos publicadas nas redes mostram a felicidade de Kainoa e a emoção da mãe.

“Esta foto captura o rosto de uma mãe que vê seu filho, que ela não pode abraçar, dar banho, trocar de roupa, mimar e tocar, deitar livremente sobre seu cão terapeuta por desejo próprio, num vínculo intencional e direto”, disse ela.  

“Esta é a cara de uma mãe que viu seu filho passar por incontáveis experiências malsucedidas de interação social no parquinho,  na tentativa de fazer um amigo. Qualquer amigo. Qualquer tipo de conexão.”

No texto, ela diz ter ficado na dúvida se deveria expor esse momento por vergonha de seu choro, mas decidiu compartilhar por ser importante demais.

“Isso é verdadeiramente mágico. Palavras não podem explicar”, resume.