Contra câncer de mama, veterinários examinam animais em parque de SP neste sábado

Luca Bruno/AP
Lívia Marra

Para prevenir o câncer de mama, um grupo de veterinários fará exames clínicos em cadelas e gatas,  neste sábado (15), no espaço pet do Ceret Tatuapé, na zona leste de São Paulo.

A ação faz parte do Outubro Rosa, mobilização internacional para alertar sobre a doença em mulheres e que se estende aos animais, e tem como objetivo chamar a atenção dos donos para a importância do diagnóstico precoce.

O câncer de mama é um dos principais tumores que atingem os pets. Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, estima-se que a incidência em cadelas seja de 45%, e que  aproximadamente 30% das gatas tenham diagnóstico para a doença.

O evento neste sábado é aberto ao público, e o atendimento será feito das 10h às 14h por veterinários do hospital PetCare. O Ceret (Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador) fica na rua Eleonora Cintra, altura do número 1.315, portaria 6.

Durante a campanha, os profissionais darão dicas de como fazer o exame em casa e haverá distribuição de material com informações sobre o assunto.

Segundo a rede hospitalar, os tumores de mama correspondem a 53% de todos os casos de câncer em cadelas e 17% em gatas atendidos pela equipe de oncologia.

Além da ação no parque, outras campanhas fazem o diagnóstico e a prevenção da doença gratuitamente pelo país. Veja aqui o cronograma.

APRENDA A EXAMINAR 

A prevenção começa em casa, com exames periódicos.  Conforme o Conselho Federal de Medicina Veterinária, o dono deve colocar o pet de barriga para cima, para analisar todas as mamas.

Além de apalpar em buscar nódulos, o tutor deve ficar atento a qualquer aumento de volume das mamas. As lesões podem ocorrer em uma ou mais glândulas e ter tamanhos diferentes.

No caso de alterações, o diagnóstico deve ser confirmado em consultório e, se necessário, com exames. O principal tratamento é por meio de cirurgia.

De acordo com especialistas, a castração precoce pode reduzir significativamente o desenvolvimento da doença.