Hepatite também pode afetar cães e gatos; saiba sintomas e como prevenir
Hepatites virais são um problema de saúde pública e podem levar a câncer ou cirrose em humanos. O Dia Mundial de Combate à Hepatite, lembrado em 28 de julho, conscientiza sobre a doença, que também afeta cães e gatos.
Febre, falta de apetite, conjuntivite, vômito, diarreia, tosse, convulsões e pressionar a cabeça contra a parede são sintomas da hepatite infecciosa canina. A doença não é tão comum como as hepatites dos humanos porque, graças à vacinação, está controlada no Brasil, afirma Márcio Barboza, médico-veterinário e gerente técnico da MSD Saúde Animal.
Ainda assim, há risco de acometer os animais. É causada pelo adenovírus canino tipo 1 e, de acordo com o especialista, pode causar inflamação no fígado, o que é mais comum em pets jovens.
O vírus é transmitido por meio de secreções, como saliva, urina e fezes. Outra forma de disseminação viral é por contato, por exemplo, de utensílios usados para a alimentação. Não há risco, porém, para os tutores, gatos ou outros pets, já que a doença é transmitida apenas entre cães.
Os felinos, no entanto, também têm hepatite infecciosa. As causas incluem vírus –como os da peritonite infecciosa felina, da leucemia felina–, parasitas, bactérias e fungos, afirma Barbosa.
No caso da hepatite infecciosa canina, os sintomas aparecem nas fases hiperaguda e aguda da doença, mas não na subclínica. Por isso, a prevenção é importante.
“O ideal é que os tutores vacinem os cães a partir de seis semanas de idade, com um intervalo de duas a quatro semanas entre as doses, até que completem no mínimo 12 semanas de idade, e que depois recebam uma dose a cada ano”, afirma o veterinário.
A doença pode ser evitada, mas tem tratamento para amenizar os sintomas. Caso o animal receba o diagnóstico, o médico-veterinário apontará a melhor forma para cuidar do pet.
*
Siga o Bom Pra Cachorro no Facebook, no Instagram ou no Twitter.
Quer ver a história do seu pet publicada ou quer sugerir reportagem? Mande para bompracachorroblog@gmail.com ou marque no Instagram