Sheepdog corre risco de extinção no Reino Unido, diz Kennel Club

Lívia Marra

Grandes e peludos, cães da raça sheepdog perderam popularidade no Reino Unido e correm risco de extinção. O alerta foi dado nesta semana pelo Kennel Club, principal associação de proteção canina do país.

O baixo número de registros anuais coloca a raça como vulnerável, disse a associação. Foram 227 filhotes no ano passado, menor número em 60 anos, segundo a agência de notícias AFP.

No Reino Unido, a raça teve a popularidade impulsionada por uma propaganda da marca de tintas Dulux. O old english sheepdog também já foi famoso no Brasil, representado pela personagem Priscila, do TV Colosso, programa exibido pela Globo na década de 1990.

Até os Beatles dedicaram uma música a eles em 1968: “Martha My Dear”, escrita por Paul McCartney para seu sheepdog.

MUDANÇA DE ESTILO DE VIDA

Não é de hoje que a raça está ameaçada, já que a popularidade vem caindo nos últimos anos.

Também chamado de cão pastor inglês e conhecido por seu pelo abundante branco e cinza, o sheepdog atingiu o pico em 1979. Foram quase 6.000 registros, o que colocou a raça como a nona em preferência no país, de acordo com a AFP.

Bill Lambert, porta-voz do Kennel Club, afirma que a perda de popularidade pode ser explicada por mudanças no estilo de vida. Isso porque esses cães exigem muitos cuidados, exercícios e não se adaptam a espaços pequenos.

(Foto: Oli Scarff/AFP)

*

Siga o Bom Pra Cachorro no Facebook, no Instagram ou no Twitter.

Quer ver a história do seu pet publicada ou quer sugerir reportagem? Mande para bompracachorroblog@gmail.com  ou marque no Instagram