Dia de São Francisco na pandemia tem drive-thru e imagem itinerante para bênção de pets
As comemorações do Dia de São Francisco, santo protetor dos animais, foram adaptadas devido à pandemia. Além das tradicionais missas —agora com capacidade reduzida—, a programação neste ano inclui drive-thru de bênção.
Em São Paulo, a paróquia de São Francisco, na Vila Clementino, e o Santuário, no centro, prepararam atividades para marcar a data, no domingo (4).
Das 9h às 17h, freis do convento e santuário estarão de prontidão para abençoar animais que passarem com seus tutores em veículos. “Essa é uma tradição que há décadas existe nesta casa franciscana. Oferecer o sistema drive-thru foi uma forma de não romper esse costume”, afirma frei Mario Tagliari, pároco e reitor do Santuário. O acesso é pelas ruas São Francisco e Líbero Badaró.
Outra novidade é a passagem da imagem do santo por ruas da região central, para que os pets recebam bênçãos a partir de janelas e portões, sem sair de casa. Será a partir das 17h, quando o andor de São Francisco de Assis será conduzido em carro aberto, sem acompanhamento de público.
O trajeto inclui a saída do largo São Francisco, passando pela av. Brigadeiro Luis Antônio, rua Asdrúbal do Nascimento, travessa Noschese, ruas Santo Amaro, Aguiar de Barros, Genebra, Maria Paula, Francisca Miquelina, do Bixiga, Japurá, Jacareí, Abolição, Jaceguai, Major Diogo, Santo Antônio, viadutos Jacareí, Dona Paulina, ruas Riachuelo, São Francisco, Dr. Falcão Filho e Líbero Badaró.
O santuário terá missas às 7h30, 9h (igreja das Chagas), 10h, 12h e 15h.
A festa terá ainda venda de macarronada, preparada pela equipe da Festa de Nossa Senhora da Achiropitta. A porção individual, com a massa, pão italiano e um pedaço do bolo, custa R$ 15 e pode ser comprada com antecedência na lojinha do Santuário ou pelo link disponível nas redes sociais. Ela poderá ser retirada para viagem ou por drive-thru.
Na zona sul, a paróquia de São Francisco, na rua Borges Lagoa, também ficava lotada de cães e tutores. Neste ano, haverá missas às 7h30, 9h, 11h30, 17h30 e 19h, no domingo –a celebração das 9h será transmitida no Youtube. Mas a paróquia deixa claro: haverá limitação para ocupação e circulação de pessoas na igreja.
A bênção dos animais será do lado externo, ao longo do dia. Haverá também barraca para venda do tradicional bolo de São Francisco com as medalhinhas abençoadas.
No Rio de Janeiro, a paróquia de São Francisco no Rio Comprido terá missas às 7h, 8h30, 10h, 11h30 e 13h30 (a última com transmissão pelo Facebook). As bênçãos serão das 7h às 15h.
Em rede social, a paróquia diz que as celebrações deverão ser agendadas previamente por telefone.
*