Casal é detido sob acusação de envenenar dezenas de cães e gatos no Vietnã

Um casal foi detido sob acusação de envenenar dezenas de cães e gatos para vender a carne dos animais no Vietnã, segundo a imprensa local.

A polícia foi acionada no domingo (14) por moradores de vilarejo a 200 km de Hanói, que encontraram cerca de 30 bichos mortos na rua.

Segundo a AFP, os policiais chegaram no momento em que o casal colocava os animais em sacolas. Cianeto e utensílios de corte foram encontrados na casa dos acusados.

Ainda segundo a agência de notícias, a carne de cachorro ainda é vendida em mercados de Hanói. Em 2018, autoridades pediram o fim desse hábito porque a tradição ameaça a reputação internacional do país e o consumo eleva o risco de propagação da raiva.

MUDANÇA

Na China, recentemente, uma consulta pública foi o início de uma mudança histórica.

Em maio, o Ministério da Agricultura chinês oficializou que cães deixam de ser considerados animais para consumo e sinalizou que a prática pode ser proibida.

A medida foi publicada com a atualização de catálogo que orienta a criação de animais para abate. Cachorros ficaram fora da lista. Na ocasião, a Humane Society International disse que, embora ainda não seja uma proibição, é o sinal mais evidente de mudança para que o comércio da carne de cães e gatos seja banido no país, como já ocorre nas cidades de Shenzhen e Zhuhai.

Tradição em países asiáticos, a carne de cachorro ainda é encontrada em algumas localidades, mas cada vez com menos adeptos. Cães e gatos são atualmente considerados como companhia, e os mais jovens se envolvem em campanhas contra o consumo e pela proteção animal.

*

Siga o Bom Pra Cachorro no Facebook, no Instagram ou no Twitter.

Quer ver a história do seu pet publicada ou quer sugerir reportagem? Mande para bompracachorroblog@gmail.com  ou marque no Instagram