Harley, o pug terapeuta que ajuda a aliviar o estresse de médicos no México
Ele coloca botas, roupa especial e óculos de proteção antes de entrar no hospital. Mas não é um funcionário qualquer. Harley é um cão terapeuta que tem ajudado a aliviar o estresse da equipe médica em uma unidade na Cidade do México, em meio à pandemia de coronavírus.
Com deficiência visual, Harley é conhecido também pelo apelido de caolho e atua no Centro Médico Nacional 20 de Noviembre.
Segundo a AFP, a tutora diz que o cãozinho co-terapeuta começou a ser treinado desde muito cedo e sua vontade de interagir atrai empatia.
Para ela, a privação de contato físico, especialmente para os profissionais da linha de frente –muitas vezes separadas da própria família por medo de contágio–, torna as visitas do cachorro importantes para os colegas, que logo querem brincar com o peludo.
Lucía disse à agência de notícias que o projeto para incorporar o cão à equipe começou em fevereiro, prevendo a tensão que a epidemia desencadearia.
Harley também já participou de terapias para pacientes com “condições psiquiátricas, psicológicas ou neuropsicológicas”, afirma a tutora.
*
Siga o Bom Pra Cachorro no Facebook, no Instagram ou no Twitter.
Quer ver a história do seu pet publicada ou quer sugerir reportagem? Mande para bompracachorroblog@gmail.com ou marque no Instagram