Maior competição de cães, Crufts começa em meio a temor por coronavírus

Lívia Marra

O Crufts, considerada maior competição internacional de cães do mundo, começou nesta quinta-feira (5) em Birmingham, na Inglaterra, em meio ao temor provocado pela epidemia do novo coronavírus.

Apesar de o cachorro de uma paciente em Hong Kong ter sido colocado em isolamento, não há evidências de que os pets possam ser infectados ou transmitir a covid-19 aos humanos. A organização do evento, no entanto, adotou medidas para evitar a contaminação entre os visitantes. Alguns expositores de fora do país não participarão, obedecendo a diretrizes de segurança.

A expectativa é que, até domingo (8), passem pelo local 26 mil animais e 160 mil pessoas.

Funcionários, expositores e visitantes são orientados a manter a higiene, e placas sinalizam produtos para limpar as mãos.

“É o maior espetáculo do mundo! Reservamos tudo há um ano, o hotel, o avião”, disse à agência AFP Inna Blayvas, 42, que foi de Israel ao evento, com seis amigos e seus companheiros de quatro patas.

Durante o Crufts, cães de diversas raças e portes competem em categorias como beleza, adestramento e agilidade.

Segundo a AFP, 3.000 cães de outros países participaram da competição de beleza e obediência no ano passado. Neste ano, Itália tinha o maior número de inscritos (366), à frente de França, Alemanha e Holanda.

Para Charlotte McNamara, responsável por saúde e bem estar do Kennel Club, que organiza o evento, a participação neste ano deve ser menor porque participantes de regiões de alto risco decidiram não viajar.

Ela, no entanto, se diz otimista e lembra das recomendações do governo, de tomar precauções, mas manter as atividades habituais, segundo a agência de notícias.

*

Siga o Bom Pra Cachorro no Facebook, no Instagram ou no Twitter.

Quer ver a história do seu pet publicada ou quer sugerir reportagem? Mande para bompracachorroblog@gmail.com  ou marque no Instagram