Cachorrinhos são abandonados em caçamba de lixo no RS
Dias depois da repercussão diante do caso Tintim, cachorro abandonado duas vezes no mesmo dia, dois filhotes foram encontrados em uma caçamba de lixo em São Leopoldo (RS).
Segundo a prefeitura, os animais estavam amarrados com arame. Na sexta (10), a administração municipal informou que eles foram resgatados pela Sempa (Secretaria de Proteção Animal) com dermatite grave, vermes, desidratação e desnutrição.
O quadro é delicado, e os cachorrinhos foram encaminhados para tratamento. Depois, poderão ser colocados para adoção.
Ao longo da última semana, a prefeitura começou o processo para escolha do novo lar de Tintim, com um questionário para os interessados em ficar com o cãozinho.
Uma câmera flagrou o abandono. Primeiro, uma mulher para o carro diante do trabalho do marido e joga na rua o cachorro, que tem deficiência nas patas dianteiras. Depois, o homem levou o animal até a Sempa, sem revelar que era o responsável por ele
Apesar de, inicialmente, a prefeitura acreditar que se tratava de um cachorro perdido, denúncias levaram à localização do casal e comprovação do abandono.
CRIME
Abandono é crime. Pela Lei de Crimes Ambientais, a pena prevista para quem comete maus-tratos contra animais é de três meses a um ano de detenção, além de multa —pode ser aumentada de um sexto a um terço se ocorrer morte do animal. No caso de crimes de menor potencial ofensivo (penas de até 2 anos), pode não ocorrer a abertura da ação penal, e a punição normalmente é convertida em prestação de serviço.
A pena é considerada branda, mas, para que ela ocorra, o caso precisa ser denunciado.
*
Siga o Bom Pra Cachorro no Facebook, no Instagram ou no Twitter.
Quer ver a história do seu pet publicada ou quer sugerir reportagem? Mande para bompracachorroblog@gmail.com ou marque no Instagram