Fogos na Paulista têm ruído acima do esperado, e prefeitura diz que notificará empresa

Lívia Marra

A queima de fogos no Réveillon na avenida Paulista durou cerca de dez minutos, mas o espetáculo de luzes chamou a atenção também pelo barulho.

Apesar de, pelo segundo ano seguido, a prefeitura anunciar artefatos com tecnologia que minimiza o ruído, nesta virada de ano o som ficou mais alto que o acordado, segundo a administração municipal. Assim, a empresa responsável pela apresentação será notificada, de acordo com o telejornal SPTV, da Rede Globo.

Após a notificação, a prefeitura avaliará se cabe multa.

O prefeito Bruno Covas (PSDB) sancionou em maio de 2018 uma lei que proíbe manusear e soltar na cidade fogos de artifício que produzem ruído. O objetivo é evitar o mal-estar que o barulho provoca em idosos, crianças e animais. A multa para quem descumprir é de R$ 2.000, e o valor pode dobrar em caso de reincidência.

BARULHO

Crianças, idosos e autistas sofrem com o barulho dos fogos. O estampido também faz mal aos animais.

Com a audição muito mais aguçada que a do ser humano, cães podem ter reações inesperadas diante do medo. Podem se machucar ao buscar um esconderijo ou tentar fugir. No caso de animais doentes, é possível que o quadro se agrave. Há risco de morte.

(Foto: Adobe Stock)

*

Siga o Bom Pra Cachorro no Facebook e no Instagram

Quer ver a história do seu pet publicada ou quer sugerir reportagem? Mande para bompracachorroblog@gmail.com  ou marque no Instagram