Canais de TV têm programação especial para pets durante fogos do Réveillon
Animais estimação com medo de fogos de artifício contam com uma programação especial dos canais da TV paga National Geographic e National Geographic Wild, a partir das 23h55 desta terça (31).
Para tentar acalmar os bichos, os canais apresentarão o especial Réveillon para Pets. Durante uma hora, serão exibidas imagens relaxantes, acompanhadas de música clássica, para ajudar a combater o estresse causado pelos estampidos da comemoração da virada.
A ação ocorre pelo terceiro ano. Segundo a National Geographic, a proposta segue orientação de especialistas, que afirmam que a música clássica acalma os animais.
A beleza dos fogos se transforma em tormento para cães e gatos, que têm audição mais sensível que a nossa.
Com medo, muitos podem tentar fugir. No desespero, podem esbarrar em algo e se machucar. Aqueles que conseguem sair de casa podem se perder ou até ser atropelados.
Desorientação, tremores e coração acelerado são sintomas de medo. Animais com problemas de saúde, especialmente cardiopatas, devem ter cuidado redobrado.
RECOMENDAÇÕES
Especialistas concordam que música pode ajudar o pet na hora da queima dos fogos, e que música tranquila ajuda a acalmar o animal. Mas o volume é ponto de discórdia.
Enquanto alguns dizem que o volume da música deve ser alto, para abafar os fogos, outros ponderam que o animal tem audição aguçada, já estará sob estresse, e, portanto, outro som extremo pode não fazer bem –e que o melhor seria volume mais baixo.
Confira algumas orientações de especialistas para o momento da queima de fogos:
-mantenha o animal com identificação (nomes do pet, do tutor e telefone para contato) na coleira;
-mantenha portas e janelas fechadas para que ele não escape; oriente os convidados a tomarem esse cuidado;
-não deixe o animal amarrado ou acorrentado porque ele pode se machucar;
-evite deixá-lo em terraço ou varanda;
-tente deixar o animal em um cômodo da casa mais tranquilo, onde o som seja mais abafado
-cheque se no cômodo não há obstáculos ou objetos que possam machucar o animal —algo que possa cair ou bordas pontiagudas de móveis.
*
Siga o Bom Pra Cachorro no Facebook e no Instagram
Quer ver a história do seu pet publicada ou quer sugerir reportagem? Mande para bompracachorroblog@gmail.com ou marque no Instagram