Aprenda a preparar patê, almôndega e cupcake para o pet
Festas de fim de ano são marcadas por mesas fartas e com muitos ingredientes vetados para os pets. Ou seja, salpicão, rabanada, uva-passa e chocolate, entre outros alimentos, são proibidos, sob risco de provocar intoxicação no animal.
Mas o bichinho também pode ter uma ceia especial. Há no mercado produtos feitos especialmente para os animais, como panetone, macarrão e até bebidas. No entanto, o tutor também pode preparar o banquete em casa.
A veterinária Thaís Matos, da DogHero, ensina abaixo três receitas: entrada, prato principal e sobremesa.
Embora todos sejam feitos com ingredientes que os cães podem consumir, o veterinário deve ser consultado antes, especialmente no caso de animais com problemas de saúde, restrições alimentares ou alergias.
Confira abaixo as receitas e observações da veterinária:
>Entrada – patê caseiro para cachorro
Ingredientes:
-um pedaço de fígado bovino
-250g de carne moída
-dois pacotes de gelatina incolor sem sabor
-Água
Modo de preparo:
Primeiro, siga as instruções dadas na embalagem da gelatina. Normalmente, é preciso dissolvê-la com água e levar ao fogo em seguida. Depois, bata o fígado e a carne moída no liquidificador e, então, quando eles virarem uma espécie de pasta, misture a gelatina a ela com uma colher. Coloque tudo em um pote e leve à geladeira. Em aproximadamente quatro horas, sua consistência estará menos líquida. Quando isso acontecer, o patê caseiro para cachorro já pode ser servido.
Segundo a veterinária, a receita é uma boa alternativa para dias festivos, para algo diferente, como forma de agrado, ao animal. Ela lembra que o patê não deve substituir a alimentação regular —mas pode ser dado em pequenas quantidades junto à ração.
Thaís afirma ainda que não é recomendado que cães comam fígado diariamente. Além disso, se o cachorro não está acostumado a comer carne com frequência, o patê deve ser oferecido em porções pequenas para que ele não apresente algum distúrbio gastrointestinal. “Cachorros com doenças hepáticas ou renais não devem receber esse tipo de comida”, afirma.
>Preto principal – almôndega de carne
Ingredientes:
-500g de carne moída
-½ xícara de farinha de aveia
-Uma pitada de sal
– Um fio de azeite
Modo de preparo:
Misture a carne com o sal e a farinha de aveia até que ela ganhe uma consistência mais uniforme. Forme as bolinhas de almôndega e deixe descansar por 10 minutos. Unte uma assadeira com um fio de azeite e leve ao forno a 180ºC. O tempo de preparo vai depender principalmente do tamanho das almôndegas. Quando estiverem prontas, espere esfriar e dê ao seu cãozinho um pouco por dia como petisco ou junto à ração.
Depois de prontas, as almôndegas podem ser guardadas na geladeira por até três dias. Se o cão é de porte pequeno, diminua a receita para evitar exageros.
Lembre-se: antes de oferecer ao pet alimentos que estavam guardados, verifique se estão com boa aparência e aptos para ingestão.
“Oferecer porções de carne diariamente não é muito indicado porque desbalanceia a dieta [do animal]. Mas como um agrado, vez ou outra, numa ocasião especial, como as festas de fim de ano, não há problema”, afirma a veterinária.
>Sobremesa – cupcake de banana e cenoura
Ingredientes:
-1 ovo grande
-1 banana
-⅓ xícara de chá de manteiga de amendoim sem açúcar
-1 xícara de cenoura ralada
-⅓ xícara de chá de óleo vegetal
-¼ xícara de chá de mel
-1 xícara de chá de farinha de trigo integral
-⅓ xícara de chá de farinha de aveia
-¼ colher de chá de bicarbonato de sódio
-Pasta de amendoim cremosa sem açúcar
Modo de preparo:
Preaqueça o forno em 170° C por 10 minutos. Misture ovo, banana, cenoura, manteiga de amendoim, óleo e mel em uma tigela grande. Em outro recipiente, misture a farinha, o bicarbonato e a aveia. Misture os ingredientes úmidos e secos em uma única tigela. Preencha cada forminha de cupcake e coloque para assar por 15 a 20 minutos. Retire do forno, deixe esfriar. Desenforme cada um e finalize com a pasta de amendoim em cima do cupcake.
“Essa receita reúne ingredientes bastante nutritivos. A banana é uma fruta rica em vitaminas (A, B6 e C), fibras e minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio) e pode ser oferecida sem excesso. A farinha de aveia é uma importante fonte de fibras que auxilia o sistema digestivo e a cenoura é rica em vitamina A”, diz Thaís.
A veterinária reforça que nenhuma receita é recomendada para cães alérgicos ou intolerantes a um ou mais ingredientes.
Antes de ir para a cozinha, consulte o veterinário. Ele saberá dizer com precisão se alguma das receitas pode fazer mal ao pet.
(Foto: Adobe Stock)
*
Siga o Bom Pra Cachorro no Facebook e no Instagram
Quer ver a história do seu pet publicada ou quer sugerir reportagem? Mande para bompracachorroblog@gmail.com ou marque no Instagram