Hospital organiza encontro para paciente idoso e cachorro matarem a saudade

Lívia Marra

De um lado, um homem de 86 anos, internado há quase um mês, que diariamente pergunta sobre seu cachorro. Do outro lado, um vira-lata, que chora constantemente sem saber do paradeiro do tutor.

Para pôr fim à saudade, o Hospital Emílio Carlos, em Catanduva (SP), organizou o reencontro dos dois.

O paciente, Artur Santaela, está internado desde o dia 21 de novembro, após um acidente doméstico. Foi a filha dele quem percebeu que a visita de Sheik poderia fazer bem a todos, e, então, fez o pedido ao hospital.

Na quinta-feira (12), o paciente foi levado na maca a uma área externa e, enfim, pôde ver —e acariciar– seu amigo.

“O Sheik chora todos os dias desde que meu pai está internado, e meu pai pergunta dele todos os dias. Eles precisavam se ver pra sentirem que estão bem”, disse Célia Raquel Santaela, segundo a Fundação Padre Albino, mantenedora da unidade.

Segundo a equipe médica, Artur passa bem e logo deve receber alta.

BENEFÍCIOS

Animais de estimação fazem bem à saúde, e estudos apontam benefícios na interação de pets com idosos e pacientes.

Por isso, muitos hospitais e clínicas aderem a programas de cães terapeutas. Segundo estudos, eles ajudam a combater o estresse e a ansiedade.

Levantamento divulgado recentemente mostra que ter um cachorro pode diminuir em 24% o risco de morte por qualquer causa. Considerando o risco de morte por problemas cardíacos, a redução é de 31%.

Outra pesquisa aponta que pessoas que convivem com cães têm melhores resultados de saúde após sofrerem um ataque cardíaco ou AVC.

*

Siga o Bom Pra Cachorro no Facebook e no Instagram

Quer ver a história do seu pet publicada ou quer sugerir reportagem? Mande para bompracachorroblog@gmail.com  ou marque no Instagram