Pet mancando e sem vontade de passear? Pode ser reumatismo

(Adobe Stock)
Lívia Marra

Não importa a idade do pet. Se ele manca, aparenta sentir dor, reclama ao ser tocado ou logo desiste do passeio, pode estar com reumatismo.

“Reumatismo não é uma doença, mas o termo é usado popularmente para abranger algumas alterações do sistema locomotor, como, por exemplo, lesões em articulações, inclusive na coluna vertebral”, afirma Ítalo de Oliveira, do Centro Veterinário Seres, da Petz.

Embora doenças reumáticas costumam aparecer com o passar dos anos, também acometem animais jovens.

Segundo o veterinário, animais de pequeno porte tendem a sofrer mais com inflamações nas articulações. Porém, animais grandes também podem desenvolver quadros de artrite.

“A artrite é a inflamação da cartilagem, enquanto a artrose é a degeneração dela”, explica o veterinário.

Há tratamento. No caso da artrose, medicamentos ajudam a retardar a evolução da degeneração da cartilagem, reduzindo dores. Terapias como fisioterapia, acupuntura e natação são aliadas.

Hesitar em caminhar ou pular é um dos sintomas que algo não vai bem –e que o animal está com dor. O pet também pode ficar irritado, tentar morder quando tocado, apresentar inchaços, letargia e até perda de apetite.

Apesar de algumas raças terem predisposição para o desenvolvimento do quadro, algumas iniciativas ajudam a prevenir lesões no sistema locomotor. Entre elas, de acordo com o especialista, estão:

– Controle de peso;
– Evitar que animais idosos –de raças pequenas e grandes– façam manobras que causem impacto nas articulações, como pulos;
– Fazer atividades físicas regulares e que não gerem impacto excessivo sobre as articulações;
-Evitar dar suplementos sem orientação médica.

*

Siga o Bom Pra Cachorro no Facebook e no Instagram

Quer ver a história do seu pet publicada ou quer sugerir reportagem? Mande para bompracachorroblog@gmail.com  ou marque no Instagram