Celebridade brasileira, vira-lata caramelo vira mascote da Copa América
Sarah Mota Resende
Com o discurso de ‘máximo exemplar da nova raça sul-americana’, a organização da Copa América anunciou, no dia 30 de novembro, o novo mascote da competição de futebol: um cachorro.
Antes do anúncio oficial, um vídeo divulgado nas redes sociais mostrava uma montagem com cachorros de diversas raças e tamanhos, peludos, pelados, grandes, pequenos, pretos, brancos, filhotes, senhores e por aí vai. “Todos os cães do continente nos inspiraram”, diz a legenda da filmagem.
Batizado de Pibe após votação popular –a outra opção era Pipe–, o mascote é marrom, com orelhas levantadas e uma mancha branca ao redor do seu olho direito.
A descrição lhe soa familiar? Pois bem. Os internautas brasileiros não perderam a brincadeira ao notar semelhanças com ele, o queridinho das redes sociais, o exemplar máximo da nossa nacionalidade (com mais peso que arroz com feijão, samba e até mesmo futebol): o vira-lata caramelo.
Que fique claro, a associação com o nosso símbolo nacional é uma brincadeira, e não uma escolha oficial da Conmebol, a confederação que controla o futebol na América do Sul.
Segundo a instituição, cachorros, que não raro costumam invadir campos durante partidas oficiais, divertindo público e atletas, são tão amantes da bola quanto o público. Não à toa, vídeos divulgados antes do apresentação oficial de Pibe lembram momentos em que os intrusos roubaram a cena –e a bola.
Para o jornalista Bruno Guedes, da Agência Efe, a escolha de um cachorro como mascote é “a primeira atitude correta da história da Conmebol!” –como registrado em seu Twitter.
Luís Curro, jornalista da Folha que assina o blog O Mundo é Uma Bola, conta que a vestimenta de Pibe foi escolhida para representar os dois países que sediarão o evento em julho de 2020, a Argentina e a Colômbia.
Pibe usa uma camisa branca com uma manga azul, cores da bandeira da Argentina; enquanto a outra manga, vermelha, e o calção, amarelo, representam a Colômbia. Os tênis são verdes e brancos, com um cordão amarelo e outro azul.
Segundo Curro, não se sabe se simbolizam algo, mas “poderiam perfeitamente ser uma alusão ao Brasil, atual campeão da Copa América”.
*
Siga o Bom Pra Cachorro no Facebook e no Instagram
Quer ver a história do seu pet publicada ou quer sugerir reportagem? Mande para bompracachorroblog@gmail.com ou marque no Instagram