Evento em SP reúne pets especiais e arrecada dinheiro para cadeirinhas de rodas

Lívia Marra

Atualizado – 19.nov.19 – 19h06

Cães cadeirantes se reuniram em São Paulo para o 1º Encontro Nacional de Pets Especiais. O evento, no sábado (16), tem renda revertida para a compra e distribuição de cadeiras de rodas para animais que precisam do equipamento.

No local, ocorreram palestras, havia expositores voltados à causa pet especial e foi feito um ensaio de fotografia com 31 animais especiais para um calendário beneficente.

A ideia do encontro partiu de seis mulheres, tutoras de cães com algum tipo de deficiência, que atuam na conscientização e inclusão de animais especiais. É realizando em uma parceria dos projetos Cão de Rodinhas e Rodinhas para Todos.

Para Flavia Panella, tutora da Olivinha, o principal objetivo do evento é ajudar outros pets especiais a terem qualidade de vida. “Temos que mostrar que há opção à eutanásia. Eles são felizes, apesar das deficiências.”

Larissa Onuki, idealizadora do Cão de Rodinhas e tutora do Argos, faz planos para tornar o encontro anual. “É o primeiro encontro nacional que estamos organizando e estamos muito animadas”, afirma.

Ela diz que a ideia de fazer um calendário beneficente comunitário de pets especiais tem como objetivo dar mais visibilidade aos animais com deficiência. “Cada tutor poderá vender seu calendário e ajudar no tratamento de seus pets.”

Participaram 240 pessoas e em torno de 170 pets, a maioria rodando com suas cadeirinhas e carrinhos personalizados. Segundo Larissa, havia cães e tutores de diversas cidades –como Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia– até um pet especial de Portugal. Foram arrecadados R$ 4.759, que ajudarão animais especiais do projeto Rodinhas para Todos.

AMOR E ADAPTAÇÃO

O border collie Argos fraturou a coluna durante uma fuga, que resultou em atropelamento. Hoje, anda com auxílio de uma cadeirinha de rodas.

Argos, cão de rodinhas (Larissa Onuki/Arquivo Pessoal)
Argos (Larissa Onuki/Arquivo Pessoal)

Para quem tem animal nessa situação ou pretende adotar um pet especial, Larissa recomenda muito amor e carinho. Ela afirma que adaptações e cuidados deverão ser tomados, como trocar fralda, esvaziar a bexiga e cuidar para que não se machuquem em pisos ásperos com o arrasto.

“Os pets especiais são incríveis, nos ensinam muito todos os dias, são alegrias na vida dos seus tutores”, afirma.

ENCONTRO E DOAÇÃO DE CADEIRINHAS

O 1º Encontro Nacional de Pets Especiais aconteceu no Centro de Tradições Veganas, em Santana, zona norte de São Paulo, e os ingressos custaram R$ 15.

No domingo (17), também houve entrega de doações de cadeirinhas no parque Ibiraquera. Os pets foram beneficiados através do projeto Rodinhas para Todos, em parceria com a Max Locomotion.

(Foto no alto: @oliviagoldenespecial no Instagram)

*

Leia também:

Adoção no Hopi Hari e filme com pets estão entre eventos do feriado prolongado em SP

*

Siga o Bom Pra Cachorro no Facebook e no Instagram
Quer ver a história do seu pet publicada ou quer sugerir reportagem? Mande para bompracachorroblog@gmail.com  ou marque no Instagram