Menina que mora em hospital realiza sonho e tem seu primeiro contato com um cachorro
Ela tem 6 anos, mora em um hospital desde os sete meses de vida e tinha um sonho: conhecer um cachorro de perto.
A pequena Nicole só sabia o que era um cãozinho a partir do que via pela televisão. Mas, neste mês, teve uma surpresa: recebeu a visita de Thor, cão do Corpo de Bombeiros de Minas.
A criança, que sofre de uma rara atrofia na coluna vertebral, recebeu o animal em uma cama. Foi assim que, pela primeira vez, acariciou um peludinho.
Além dela, outros pacientes mirins também puderam brincar com Thor, segundo a corporação. Por um tempinho, eles aproveitaram a presença do peludinho para sorrir e esquecer a rotina hospitalar.
A visita ocorreu graças ao projeto Pata Amiga, promovido pelo UFTM-Uberaba (Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro), em conjunto com os Bombeiros.
O cachorro é treinado pela corporação para esse tipo de trabalho e passou por todos os procedimentos de profilaxia para entrar na unidade de saúde.
BENEFÍCIOS
A interação com animais é benéfica para pacientes. Por isso, muitos hospitais e clínicas aderem a programas de cães terapeutas.
Segundo estudos, eles ajudam a combater o estresse e a ansiedade.
Levantamento divulgado recentemente mostra que ter um cachorro pode diminuir em 24% o risco de morte por qualquer causa. Considerando o risco de morte por problemas cardíacos, a redução é de 31%.
Outra pesquisa aponta que pessoas que convivem com cães têm melhores resultados de saúde após sofrerem um ataque cardíaco ou AVC.
(Fotos: Corpo de Bombeiros de Minas no Instagram)
*