Ice, cão salva-vidas, completa dez anos e ganha homenagens
O labrador Ice, que ficou conhecido como o primeiro cão salva-vidas do Brasil, completou dez anos nesta segunda (9) e ganhou homenagens.
“Com ele aprendi a ser tolerante. Aprendi a ser resignado e resiliente. Aprendi a ter paciência com tudo e todos […] aprendi que estar ao lado de quem se ama é melhor até do que chocolate”, escreveu em rede social o sargento Evandro Amorim, que conduz Ice desde seus primeiros meses de vida.
Já aposentado do trabalho de buscas e nas praias, o cachorro do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina ainda atua em terapia assistida em hospitais e clínicas.
Além da homenagem de seu companheiro, Ice também ganhou bolo para marcar o aniversário. Segundo publicação em sua página, a festa teve direito a balão e velinha, no gabinete da vereadora Renata Narcizo (SD), na Câmara de Itajaí.
PIONEIRO
Depois de treinar duro por 11 meses, Ice estava preparado em janeiro de 2017, aos sete anos, para ser o primeiro cão salva-vidas do país.
Ele foi preparado para auxiliar salvamentos marítimos, levando um flutuador a uma vítima de afogamento, quando o número de pessoas em risco fosse maior do que o de guarda-vidas no local. O projeto foi inspirado em um modelo italiano de salvamento com cachorros.
Considerado calmo, Ice é experiente em resgates —participou, por exemplo, nas buscas a soterrados após o rompimento da barragem em Mariana (MG), em 2015.