Dia da Memória Pet é lembrado pelo 2º ano em SP com homenagens e doações
Uma data para homenagear aquele integrante da família que, muitas vezes, foi também o melhor e único amigo. Lembrado nos Estados Unidos e na Europa há mais de quatro décadas, o Dia da Memória Pet ocorre em São Paulo neste domingo (8), pelo segundo ano.
A ideia é que tutores compartilhem imagens, ações e experiências que mostrem a importância dos animais.
Além de homenagear os bichinhos em vida, o Dia da Memória Pet pode ajudar o tutor a elaborar a perda de um animal.
Para marcar a data, o crematório Pet Memorial preparou uma programação especial. O espaço, na Grande São Paulo, terá sessões de terapia em grupo para tutores enlutados que perderam seus animais de estimação, e visitas guiadas com as pessoas que quiserem prestar homenagens com flores, velas ou fazer orações. A capela ecumênica estará aberta, e o local receberá doações de medicamentos, ração e roupas que serão destinados à ONG Vira-Lata é Dez.
ADEUS
Lei estadual estabelece que o Dia da Memória Pet seja lembrado todo segundo domingo de setembro.
Para o CRMV-SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária), a data sinaliza a importância dos animais de estimação para as famílias e a necessidade de destinação correta ao corpo.
Segundo a médica-veterinária Rosangela Ribeiro Gebara, integrante da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do CRMV-SP, a prática de enterrar os pets reporta ao Egito Antigo, quando os animais de estimação de faraós eram depositados no mesmo sarcófago.
Essa relação de proximidade também impulsiona o mercado de serviços funerários voltados aos pets. Ainda de acordo com o Conselho, um levantamento recente realizado pelo Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil e pela Federação do Comércio aponta crescimento anual de aproximadamente 20% no setor pet.
PROGRAMAÇÃO
Confira a programação do Pet Memorial para este domingo (8):
⁃ 9h – o local estará aberto para receber as doações de –mMedicamentos, ração e roupas que serão destinados à ONG Vira-Lata é Dez;
⁃ 15h – roda de conversa: orientação do processo ao luto, com Sophie Porto Kalaf;
⁃ 17h – Encerramento.
O crematório fica na Estrada Particular Sadae Takagi, 860 (KM 21 da rodovia dos Imigrantes).
E VOCÊ?
Você tem um pet e também gostaria de homenageá-lo? Conte para a gente!
Deixe seu relato nos comentários!