Pet solidário pode doar sangue neste sábado em SP

Lívia Marra

Cães e gatos podem precisar transfusão de sangue em casos de acidentes ou tratamentos de saúde. E, assim como acontece com os humanos, precisam contar com a solidariedade de doadores.

Neste sábado (3), técnicos do laboratório Sanim vet estarão na loja Marginal Tietê, da Petz, em São Paulo, à disposição dos pets voluntários.

Para ser um doador, o cachorro deve ter entre 1 e 7 anos, pesar ao menos 25 kg, estar vacinado, vermifugado e com controle de carrapatos e pulgas em dia, estar clinicamente sadio e ter temperamento dócil.

O animal, além de praticar um gesto de amor, também cuida da saúde. Segundo a Petz, o sangue doado é analisado em laboratório e, em 30 dias, o tutor receberá por email os resultados dos exames

O material, armazenado em bolsas, pode ser solicitado por veterinários responsáveis por cães que necessitam de transfusão sanguínea.

O serviço atenderá das 10h às 16h, é o endereço é av. Presidente Castelo Branco, 1.795, Pari.

DOAÇÃO

Se estoques de sangue humano vivem constantemente baixos, o problema não é diferente com os pets. Isso porque ainda há receio e resistência por parte de tutores.

Mas, feito em local seguro e de maneira correta, a coleta é rápida e não dói além da picadinha. Além disso, o animal sai com exames de saúde gratuitos.

No entanto, apesar de haver segurança ao doador,  o receptor pode sofrer reações. Por isso, antes da transfusão deve ser feito teste de compatibilidade, e o veterinário deve monitorar o animal, caso seja necessária alguma intervenção.

(Foto: Adobe Stock)