Xixi fora do lugar? Pet também pode ter incontinência urinária

Lívia Marra

Ensinar o cachorro a fazer xixi em local específico é uma das principais preocupações dos tutores. A alteração no volume de urina pode indicar doenças, entre elas a incontinência.

Muitas vezes confundido com comportamento inadequado dos cães, o problema é comum em animais mais velhos e pode ser causado por vários fatores além da idade. Por desconhecimento, o diagnóstico pode levar anos.

“Além de comprometer o convívio com a família, a incontinência urinária faz com que o animal fique predisposto a outros problemas, como infecções genito-urinárias, lesões de pele nos locais onde a urina escorre e miíase —conhecida popularmente como bicheira”, afirma Silvana Badra, veterinária e gerente de produtos da unidade Pet da MSD Saúde Animal.

Além dos idosos, animais que sofrem com infecção urinária, cálculos renais, desequilíbrio hormonal e doenças na próstata podem apresentar o problema.

A especialista recomenda ao tutor procurar um veterinário assim que notar resistência contínua do animal em não urinar no local correto. A mudança de hábito inclui fazer xixi na casinha ou durante repouso.

O tratamento pode ser feito com remédios —incluindo homeopáticos— ou cirurgia, conforme avaliação do médico veterinário.

O importante é não reduzir a oferta de água para animais nessa situação, que precisam estar sempre bem hidratados.

(Imagem: Adobe Stock)