Conheça Scamp, o cachorro mais feio do mundo

É um concurso de beleza, mas ao contrário. Vence não o mais bonito, mas o mais feio —do mundo. E, neste ano, o título ficou com um simpático cãozinho chamado Scamp the Tramp.

O animal, de pequeno porte e pelos bagunçados, ganhou o coração dos jurados em evento ocorrido na última sexta (21), na Feira Sonoma-Marin, em Petaluma, Califórnia.

Resgatado das ruas de Compton (Califórnia), Scamp corria o risco de sofrer eutanásia, mas acabou adotado em 2014. Em seu perfil para o concurso, a tutora afirma que os pelos insistem em formar dreadlocks, não importa o quanto de tratamento.

Scamp atua como cão terapeuta. Visita centro de idosos, é voluntário para ouvir semanalmente crianças lerem e é presença garantida em eventos para incentivar a adoção de animais.

Segundo seu perfil, o cãozinho também é uma espécie de tio de dezenas de gatinhos em um abrigo, permitindo que eles brinquem com sua pelagem.

Scamp disputou o título com outros 18 cães. Com a vitória, o cãozinho e a tutora viajaram à Nova York para uma entrevista na TV. O prêmio também inclui um troféu, US$ 1.500 e uma doação que será dividida entre as seguintes ONGs: Humane Society of Sonoma County, Angels Fund e Compassion Without Borders.

O concurso Cachorro Mais Feio do Mundo ocorre anualmente, há cerca de 30 anos. Em sua página, os organizadores afirmam que a ideia não é fazer piada com a aparência dos cães, mas se divertir com alguns personagens maravilhosos e mostrar ao mundo que eles são realmente lindos.

Em 2018, a vencedora do concurso foi Zsa Zsa, uma buldogue inglês. A cadela morreu cerca de um mês depois do evento.

Em 2017, a campeã foi Martha, da raça mastin napolitano. Na ocasião, além do prêmio, a cadela de 57 kg conquistou uma família e ganhou um lar.