Cãominhada da Diversidade leva tema família multiespécie para ruas de SP
Cães e tutores foram às ruas do centro da capital paulista, nesta quinta-feira (20), para chamar a atenção para a família multiespécie, formada por humanos e seus animais de estimação.
A terceira edição da Cãominhada da Diversidade é parte da programação da Feira Cultural LGBT, tradicional no calendário da semana da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo —que ocorre no domingo (23).
Segundo a advogada Cinthya Pimentel, da Comissão de Proteção e Animal da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), o evento reuniu cerca de 400 animais e tutores, além de pessoas sem pets, que também lutam “pelo reconhecimento da família multiespécie, família que é formada por amor”.
Para a Comissão, lei precisa se atualizar para que os animais sejam caracterizados como sujeitos de direitos.
Os organizadores dizem que a causa animal se inspira no movimento LGBT, uma vez que a Associação da Parada abre espaço para lutas por valores em comum, como tolerância, respeito, aceitação e direitos.
“A gente acredita que tem um encontro de ideias [com a Associação da Parada] porque todos nós lutamos pelo direito de minorias”, afirma a advogada.
Com saída da praça da República, a cãominhada percorreu aproximadamente 1 km, em áreas, principalmente, com sombra.
O evento é iniciativa da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB-SP, Celebridade Vira-Lata e Marcelinho Protetor em parceria com a Associação da Parada do Orgulho LGBT. Participantes foram convidados a doar 1 kg de ração para cão ou gato.
(Foto no alto: Flávia Higashi)