Cachorro dos Bombeiros morre durante trabalho de busca em SC

Lívia Marra

Atualizado – 5/5/2019 – 19h39

Barney, cachorro do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, morreu nesta sexta-feira (3) durante trabalho de buscas no sul do estado.

Segundo a corporação, o cão e seu tutor, soldado Rangel, tentavam, ao longo do dia, localizar uma pessoa desaparecida na região de Içara. Ao entrar em um rio para apontar possível vítima, Barney submergiu e não retornou à superfície.

Os bombeiros, então, passaram a buscar o corpo do cão, que teria ficado preso no leito do rio. Ele foi localizado no domingo (5).

Ao divulgar nota de pesar, o Corpo de Bombeiros informou que acompanha o caso e que é fornecido apoio psicológico aos envolvidos.

Entre outros trabalhos, Barney e o tutor, lotados em Lages, atuaram recentemente nas buscas por vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG).

“Ele era um cidadão lageano (…) Era uma referência internacional em resgates. Não à toa, recebeu varias homenagens”, escreveu a Prefeitura de Lages em sua página.

O governador, Carlos Moisés, também lamentou a morte. “Barney, nosso grande herói de quarto patas. Ao nosso colega soldado Rangel meus sentimentos, imagino o quanto está sendo difícil”, escreveu.

Leia também:
Cão-bombeiro que morreu afogado é homenageado com tatuagem

Homenagens marcam adeus a Barney; saiba mais sobre o cão dos Bombeiros de SC