Pet tem hipertensão? Saiba o que a doença pode causar em cães e gatos
Animais de estimação também podem sofrer com a elevação anormal da pressão arterial. Se não for controlada, a hipertensão pode causar lesões sérias no coração, nos olhos, no cérebro ou nos rins, levando à insuficiência cardíaca, cegueira, acidente vascular cerebral e insuficiência renal.
Assim como nos humanos, a doença pode ser silenciosa em cães e gatos. Para alertar sobre a importância do controle, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é lembrado neste dia 26 de abril.
Nos pets, a hipertensão acontece de forma secundária, ou seja, é causada por outras doenças –como diabetes, tumores e doenças renais. “Às vezes, pode ter uma cansaço mais aparente, não enxergar direito, beber mais água, estar com o apetite caprichoso, ter desmaio, porém, muitas vezes, diagnosticamos quando algo sério já está acontecendo”, afirma Carla Berl, fundadora da rede de hospital veterinário Pet Care.
Os aparelhos usados por humanos não servem para medir a pressão arterial nos pets. Para isso, existem dois métodos: por meio de cateterismo arterial ou com auxílio de um aparelho especial com doppler.
Cães de pequeno porte são mais propensos à hipertensão, assim como animais com doença renal, endócrina ou cardíaca. Pets idosos também sofrem com a doença.
A recomendação é que o tutor leve o animal ao menos uma vez por ano para monitoramento. No caso de cães e gatos já diagnosticados com a doença, a pressão deve ser checada a cada dois meses.