Cachorro se junta a atletas e corre maratona no deserto

Lívia Marra

Um cachorro mostrou boa forma ao se juntar a competidores da Marathon des Sables, maratona que foi disputada neste mês no deserto do Saara, no Marrocos.

A prova, considerada uma das mais difíceis do mundo, teve percurso de quase 230 km, divididos em seis fases e sete dias —um deles reservado a descanso.

O animal, que ganhou o nome de Cactus, apareceu na segunda fase da competição. Se juntou aos atletas, correu com eles e descansou no acampamento. O que ninguém esperava era que o cão continuasse a maratona.

Em rede social, a página do evento diz que, ao final da terceira etapa, Cactus seria o 52º no ranking —são cerca de 800 participantes.

O cachorro também não decepcionou na quarta etapa, a mais puxada —com 76,3 km. Atletas e organizadores se encarregaram de dar água, comida e carinho a ele, que se tornou a atração da corrida e posou para foto com uma medalha.

Mas Cactus não é um cachorro de rua que decidiu seguir um grupo de pessoas. Ele, na verdade, se chama Diggedy e a tutora foi ao seu encontro nas areias da competição.

Karen Hadfield disse que o cão está habituado com pessoas estranhas e longas distâncias –uma realidade na região. Afirma ainda que costuma viajar cerca de 40 km por dia apenas por diversão.

De acordo com o jornal The New York Times, Karen é dona de uma pousada na região onde ocorria a segunda fase da prova. Em resposta a internautas, ela mostrou a foto de Diggedy dormindo em casa e ao lado do outro cão da família.

“Cactus, o verdadeiro vencedor”, escreveu um internauta. “Espero vê-lo na edição do próximo ano”, disse outro.

O cachorro foi o primeiro a correr a Marathon des Sables, mas outro também ficou famoso por se juntar a maratonistas: Gobi. A cadela que ficou conhecida em 2016 por acompanhar o maratonista Dion Leonard em parte de uma competição na China e ser adotada por ele, que vive na Escócia.