Achei que não aconteceria com a gente, diz Danni Suzuki sobre diagnóstico de dirofilariose em seus três cães

Lívia Marra

“Deixei a vacina passar porque achei que não aconteceria com a gente.” Assim, a atriz Danni Suzuki lamentou o diagnóstico de dirofilariose em seus três cães.

Também conhecida como verme do coração, a doença é transmitida por mosquito e pode causar a morte do animal. Mas pode ser evitada com vacina ou vermífugos.

“Um tratamento chatíssimo, caro e que demora de 6 meses a 1 ano (…) Estamos cuidando agora, mas peço que olhem pelos seus bichinhos antes que seja tarde”, escreveu a atriz em rede social.

A incidência da dirofilariose é maior em regiões litorâneas. O parasita se aloja no coração do cão ou gato, provocando lesões e até insuficiência cardíaca. Os sintomas incluem cansaço, tosse, dificuldade para respirar, perda de peso e podem demorar anos para aparecer.

Por isso, se o animal vive em área de praia, deve manter em dia a medicação preventiva. Tutores que viajam regularmente ou de férias com os pets devem informar o veterinário para que ele decida pela melhor forma de evitar a doença.

A dirofilariose pode deixar sequelas e matar. As chances de recuperação são maiores quando a doença é diagnosticada precocemente –pode ser detectada com exame de sangue.

“Hoje me arrependo profundamente de não ter dado importância a essa doença”, afirmou a atriz.