Cadela Manchinha vira nome de cerveja

Lívia Marra

-Texto atualizado

Manchinha, a cadela que morreu em novembro passado após agressão no Carrefour, será homenageada com rótulos de cerveja, em uma campanha que já reúne 93 marcas pelo país. O lucro deve ser destinado a ONGs e entidades de proteção aos animais.

A ideia do Projeto Manchinha nasceu do engenheiro civil Hugo Rocha, 43.

Tutor de três gatas, ele diz ter ficado indignado com a morte e emocionado ao ver Manchinha representada como uma anjinha, em ilustração de Geraldo Felício —Imagem que viralizou na época.

“É muito revoltante saber que ainda hoje existem tantas pessoas capazes de tamanha crueldade com um ser que não tem maldade nenhuma e não é capaz de se defender de uma agressão desse tipo”, afirma.

Rocha, que se denomina um consumidor voraz de cervejas especiais decidiu fazer algo em memória da cadela e pelos animais carentes.

Com contatos no meio cervejeiro, o engenheiro afirma ter feito o convite, inicialmente, à Cervejaria Augustinus. Mas teve receio de parecer oportunista e, então, surgiu a ideia de estender a proposta a outras marcas, e com o objetivo de arrecadar fundos para instituições que cuidam de cães ou gatos.

A inspiração veio de um movimento feito pela Sierra Nevada, que convocou cervejarias americanas a produzirem a Resilience IPA e doarem os lucros para as vítimas de incêndio na Califórnia, em 2018. Mais de mil cervejarias aderiram.

UM POST, UMA REALIDADE

Rocha afirma que publicou o convite aos cervejeiros no Facebook, em uma madrugada, com um pouco de receio de não dar resultado. Mas, em poucas horas, a proposta foi ganhando forma.

”Quando acordei o post já tinha se espalhado. Muitos cervejeiros aceitaram de imediato, muitas pessoas elogiaram muito a iniciativa. Aí eu percebi que tinha dado certo e não tinha mais volta.”

São 93 cervejarias participantes, mas o projeto não está fechado e o convite continua aberto a empresas.

O rótulo Manchinha não significa que seja uma única cerveja. Algumas cervejarias de uniram pra lançar colaborativas e outras estão produzindo sozinhas. “O que as une é que todas devem se chamar Manchinha. O estilo é livre”, afirma o idealizador.

As instituições beneficiadas com a venda serão definidas pelas próprias cervejarias.

Rocha afirma que um propósitos do projeto é não deixar que a história de Manchinha seja mais uma de crueldade e covardia com animais a cair no esquecimento, e transformar a cadela em uma espécie de símbolo no combate aos maus-tratos. “Todos nós sabemos que a Manchinha é somente uma vítima entre várias.”

PRÉ-LANÇAMENTO

O pré-lançamento em São Paulo ocorreu no domingo (31), na cervejaria Tarantino (rua Miguel Nelson Bechara, 316, Limão, zona norte). Outros lançamentos ocorrerão nas próximas semanas.

Na ocasião, foram apresentadas 14 cervejas:

-Bier Nards – Amber Ale com café e cacau
-Demonho + Molinarius + Sunny Brew – Wild IPA
-El Trago – Grisette
-Daoravida + Tábuas – Bohemian Pilsner
-BrBrew + Tribal + Satélite – West Coast IPA
-EverBrew + Infected – English IPA
-Croma – Brut IPA com pepino
-Escaravelho + Camale + CBB + Mathias + Juan Caloto + Freaktion – Hop Lager
-Cervejaria Nacional – American Wheat Ale com limão siciliano e manjericão
-Cervejaria Minnesota – APA
-Dádiva + Mafiosa + Minimal + Treze + Suricato + Japas + Quatro Graus + Augustinus – APA e APA com pêssegos
-5Elementos + Dogma + Synergy – Imperial Stout com baunilha e café
-Los Compadres – Hop Lager
-What’s On Tap – Sour Torta de Limão

Para comprar: algumas marcas serão vendidas em latas e, depois, distribuídas para os principais pontos de venda —a Divulgação deve ocorrer na página da cerveja em rede social: Instagram.com/cervejamanchinha/

(Foto: Reprodução)