Cadela é enforcada em São Sebastião; prefeitura busca pistas do crime

Lívia Marra

Uma ação conjunta da Guarda Municipal e do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) busca pistas para identificar o responsável por matar uma cadela, encontrada enforcada em uma árvore, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo.

O corpo do animal foi encontrado na tarde de quinta (21), em um terreno baldio na praia da Enseada, por biólogos que faziam pesquisas no local.

Segundo informações da prefeitura, a autópsia deverá confirmar se a cadela estava prenhe ou com a barriga inchada devido ao enforcamento.

A administração municipal espera contar com imagens de câmeras de segurança para chegar ao responsável. Informações ou denúncias sobre o crime podem passadas pelo telefone (12) 3861-2555, do CCZ, ou (12) 3892-1625 da Guarda.

CRIME

Maus-tratos é crime previsto em lei federal. A pena prevista varia de 3 meses a 1 ano de detenção, e multa. A punição pode ser elevada de 1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal.

Apesar de a pena ser considerada branda —geralmente a detenção é convertida em prestação de serviço—, para que ela seja aplicada é necessário que o crime seja formalmente denunciado.

Denúncias de maus-tratos devem ser feitas à polícia, e é possível registrar boletim de ocorrência nas delegacias.

Casos mais graves e urgentes, como flagrantes de agressões, devem ser comunicados à Polícia Militar.

(Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Sebastião)