Calor? Aprenda a preparar picolés para seu cachorro
Quem recusa um sorvetinho no calor? Os pets também podem se refrescar com picolés feitos especialmente para eles.
É possível preparar a guloseima com carne, legumes, frutas e até com a própria ração. Mas ela deve ser oferecida com moderação.
A ideia é usar o sorvete como petisco, e não como substituto da alimentação. Serve para combater o calor e também para entreter o animal.
Mas lembre-se: o veterinário deve ser consultado para orientar se algum dos ingredientes pode fazer mal ao animal, levando em conta idade e condições de saúde.
Confira abaixo receitas sugeridas pela rede de hospitais veterinários Pet Care 😋:
> Sorvete de frango para cachorro
Coloque ½ kg de frango em dois litros de água em uma panela de pressão, adicione duas cenouras inteiras, um fio de azeite e uma pitada de sal. Cozinhe por 20 minutos. Assim que esfriar, coe o caldo e coloque em forminhas de gelo. Pode ser oferecido como petisco nos dias de calor.
> Picolé de carne
Coloque ½ kg de carne de músculo bovina em dois litros de água em uma panela de pressão, adicione uma batata doce e uma cenoura inteira, um fio de azeite e uma pitada de sal. Cozinhe por 20 minutos. Assim que esfriar, coe o caldo e coloque em forminhas de gelo ou use meio copinho descartável como medida.
> Picolé de fruta
Bata a fruta de preferência do seu pet com um pouco de água no liquidificador e congele. Se preferir, congele pedacinhos da fruta, sem bater. Importantes: retire todas as sementes e caroços e não ofereça frutas proibidas para cães –como uva, uva passa, abacate, carambola.
> Ovo congelado
Segundo o hospital veterinário, ovo cozido é um petisco saudável, barato e fácil para cães e gatos. O preparo também é simples: cozinhe o ovo, congele e sirva! Para raças de pequeno porte, corte em quatro partes ou esmague e coloque nas forminhas de gelo. Ovo de codorna também é opção.
Já a rede Petz sugere sorvete com a própria ração:
> Coloque uma porção de ração seca ou úmida em forminhas de gelo, com um pouco de água, e leve ao freezer. Pode também bater no liquidificador com água.
A recomendação da rede é servir um cubinho por dia, como petisco ou durante a refeição.
*
Como muitos cãezinhos têm irmãos e amigos gatinhos ❤️, o blog reproduz também receita do Pet Care para os felinos se refrescarem:
> Sorvete para gatos
Coloque um petisco, ração úmida ou comida que ele goste em um pouco de água filtrada, despeje na forminha de gelo ou em copo descartável e leve para o congelador. Sirva como petisco.
CALOR
Sorvete não é tudo. Incentive o animal a beber água mais vezes por dia e evite deixá-lo em locais quentes, sem ventilação adequada ou exposto ao sol.
Se os dias quentes são um convite a atividades ao ar-livre, os efeitos do calor podem colocar cães e gatos em perigo. No verão, aumentam os registros de hipertermia, quando a temperatura do corpo do pet sobe muito, com risco de elevar a pressão e causar parada cardíaca.
“Como não transpiram, os bichinhos trocam calor pela boca e têm maior dificuldade para manter a temperatura corporal”, afirma a veterinária Karina Mussolino, gerente técnica de clínicas da Petz e do Centro Veterinário Seres.
Por isso, hidratação é fundamental. Ofereça sempre água limpa e fresca –em casa ou durante os passeios.
Na rua, evite o asfalto quente para não queimar as patinhas do cachorro. Se ele ficar ofegante durante o passeio, procure uma sombra, ofereça mais água e borrife um pouco no corpo do animal. E, como atividades externas favorecem o contato entre pets, não esqueça de manter a carteira de vacinação em dia 🙂