Cadela com câncer tem parte do crânio reconstruída por impressora 3D
A cadela Patches tinha um grande tumor na cabeça, que crescia rápido e ameaçava o cérebro e o olhinho. Encaminhada para cirurgia, a dachshund foi submetida a um tratamento inovador, que usou uma peça impressa em 3D para reconstruir parte do crânio.
A operação foi feita pela veterinária Michelle Oblak, da Faculdade de Veterinária de Ontário, que estuda o uso desses tipos de próteses em animais. Ao divulgar o caso, nesta semana, a Universidade de Guelph (Canadá) afirma que o procedimento sinaliza potencial avanço na pesquisa do câncer.
Durante a cirurgia, ocorrida em março na Faculdade de Medicina Veterinária de Cornell (EUA), os profissionais removeram o tumor e aplicaram um implante que se encaixava direitinho no local, como uma peça de quebra-cabeça.
Para isso, os veterinários fizeram um planejamento antecipado da operação: mapearam a localização e tamanho do tumor e, com moldes 3D da cabeça do animal, fizeram uma espécie de cirurgia virtual. Assim, foi possível saber qual seria a área afetada pela remoção do tumor antes mesmo de entrar no centro cirúrgico.
Determinadas as dimensões da parte do crânio que seria precisaria substituir —cerca de 70% do crânio—, foi feito uma prótese de titânio em 3D sob medida para Patches, que tem nove anos.
Segundo a universidade, a medida evitou que o molde fosse feito na sala de cirurgia, reduzindo o tempo do paciente sob anestesia e consequentes possíveis riscos.
“Ela estava dormindo por cerca de cinco horas e, cerca de meia hora após a cirurgia, Patches estava alerta e olhando em volta. Foi incrível ”, disse a veterinária, de acordo com a universidade.
Michelle Oblak com molde (Fotos: Universidade de Guelph)