Campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos começa dia 20 em São Paulo
A campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos será realizada a partir de segunda (20) em São Paulo. Segundo a prefeitura, serão 1.926 postos fixos e volantes na cidade.
Obrigatória, a imunização é a forma eficaz de prevenção e controle da doença, que é letal e pode ser transmitida ao homem.
Até 2 de setembro, as unidades atenderão das 10h às 16h. A dose é gratuita, e o tutor deve ficar atento com o transporte adequado do animal: cães devem ser levados com coleira e guia, e gatos em caixas de transporte apropriadas para evitar fugas ou acidentes.
Devem ser vacinados todos os animais com mais de três meses, exceto os doentes.
De acordo com a prefeitura, não há contraindicação para cadelas prenhes, mas a orientação é que o tutor busque pela vacina fora da campanha, devido ao risco no transporte e no manejo.
Animais no cio também podem causar transtornos nos postos volantes; por isso, é indicado que se procure por um dos postos fixos de vacinação.
A lista completa de postos, com local e data da vacinação, pode ser obtida no site da prefeitura ou pelo telefone 156.
No comprovante de vacinação, o tutor deve identificar dados do animal, como o nome e número do RGA (Registro Geral Animal).
RAIVA
A raiva pode ser transmitida por mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos —como morcegos— infectados.
Após o surgimento dos sintomas, não há cura para os animal. Em humanos, a letalidade é próxima a 100%. No Brasil, apenas dois pacientes sobreviveram.
O controle depende da imunização de cada pet todos os anos, obrigatoriamente. Isso forma uma espécie de barreira que impede o surgimento de novos casos e consequente alastramento da raiva.
*
Leia também:
– Entenda o que é a raiva, conheça sintomas e saiba o que fazer
– Raiva mata, e a vacina do seu animal de estimação é assunto sério
(Imagem: Fotolia)