Samu demite equipe após resgate de cachorro, mas recua e dá advertência
O resgate de um cachorro perdido provocou demissão e polêmica em Taubaté (SP). Isso porque o animal foi pego na rua e levado em uma ambulância até a base do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) para ser entregue ao tutor.
Médico, socorrista e motorista acabaram demitidos, na segunda-feira (30). Nesta terça, o Instituto Esperança, que administra o serviço na cidade, disse que as demissões foram revistas, por decisão da presidência e vice-presidência da instituição.
Segundo nota, motorista e enfermeiro foram advertidos e serão reintegrados aos quadros do instituto, mas o médico informou que não quer voltar a trabalhar no local.
Apesar do recuo, o instituto afirma que a conduta da equipe contraria portaria do Ministério da Saúde que estabelece normas e procedimentos de operação na área de urgência e emergência, além da operação de ambulâncias tipo UTI.
De acordo com informações da TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo, os socorristas passavam por uma avenida quando perceberam que algumas pessoas tentavam organizar o trânsito por causa do cãozinho, que corria perdido.
A equipe do Samu conseguiu pegar o animal e verificou que ele tinha coleira com contato da família. Assim, colocou o bichinho no veículo e seguiu para a base, local combinado para a entrega.
Ainda conforme o telejornal, a equipe considerou a demissão injusta e afirmou que o cachorrinho foi transportado na cabine, e não na área reservada aos pacientes.
(Foto: Reprodução/TV Vanguarda)