Veja dicas para usar laço, gravata e roupinha em pet
Lacinhos, bandanas, gravatinhas, roupinhas… é tanta fofura na moda pet que às vezes é difícil resistir. Mas é importante que o bichinho não se incomode e que os enfeites não afetem a saúde do animal.
Ficar com um laçinho por muito tempo, por exemplo, pode incomodar, quebrar o pelo e provocar feridas, segundo William Galharde, gerente de estética da Petz.
A troca, afirma, deve ser feita pelo tutor a cada dois ou três dias. Isso para os pets que ficam tranquilos com o acessório. Aqueles que não gostam e tentam tirar o enfeite devem ficar com os pelos soltos.
Veja cuidados e dicas de Galharde para usar acessórios no pet:
– Gravatinha: Prefira as gravatinhas com elástico e evite as que prendem com fita. Ela deve ser retirada após algumas horas de uso, principalmente à noite, para não machucar o pescoço do pet. O mesmo vale para as bandanas.
– Laço: os maiores são mais fáceis de colocar. Usar apenas nos pets que estão acostumados e gostam. Para aqueles que não suportam, é melhor fazer uma franja e esquecer os acessórios. Lacinhos devem ser trocados a cada dois ou três dias. Na hora de tirar o enfeite, use uma tesoura pequena para cortar o elástico, em vez de puxá-lo. Assim, o pelo fica preservado e não machuca o pet. Depois, é preciso passar o pente bem devagar para desembaraçar os fios que estavam presos. Para recolocar, evite pegar o pelo da parte do canto do olho, para não deixar repuxando. Coloque o pente por baixo para ter certeza que não está puxando a pele.
– Roupinhas: elas devem enfeitar ou aquecer, mas não podem comprometer o movimento dos bichinhos. Escolha tecidos naturais e estilos que sejam confortáveis.
– Tamanho: Para se certificar do tamanho, é preciso sempre medir três dedos entre a roupinha e o corpo do pet, principalmente, na região do pescoço.
– Escovação: A roupinha deve ser retirada toda noite, principalmente para os cães de pelo longo, para fazer a escovação e evitar a formação de nós na pelagem.