Região na Itália permite enterrar cães e gatos em casa
Tutores de animais na região de Vêneto, na Itália, poderão enterrar os corpos de seus bichinhos em áreas particulares, como o jardim de casa, ou em cemitérios próprios para os pets.
A proposta é do secretário de Saúde Pública, Luca Coletto, e deve ser implantada nos próximos dias.
Para o presidente da região, Luca Zaia, a medida representa um ato de amor. “Reconhecemos o que está se tornando um fenômeno social: A posse de um animal doméstico por uma pessoa e por uma família é um laço afetivo que implica em consequências”, disse, segundo a Agência Ansa.
No Brasil, enterrar animais em buracos no quintal de casa ou em terrenos vazios é proibido e com punição prevista na lei de crimes ambientais. Isso porque o corpinho em decomposição pode contaminar o solo e lençóis freáticos.
Por aqui, na hora do adeus ao companheirinho, as opções são procurar clínicas veterinárias que recolhem o animal e se encarregam do descarte –mediante pagamento–, contratar cemitérios ou crematórios específicos para animais ou levar o corpinho ao serviço municipal –na cidade de São Paulo, por exemplo, são dois pontos que recebem os cadáveres gratuitamente para incineração: em Santo Amaro ou na Ponte Pequena.