Hospital atende a último desejo e permite visita de cão a paciente

Lívia Marra

Um paciente em estado terminal teve o último desejo atendido pela equipe médica, na Escócia, e pôde se despedir de seu cachorro, o border collie Shep.

Peter Robson, 70, sofria de fibrose pulmonar. A equipe do Hospital Ninewells, em Dundee, teria questionado a família sobre a possibilidade de levá-lo para casa, para que tivesse um pouco de conforto antes de morrer. No entanto, soube que tudo o que o homem queria era ver seu amigo de quatro patas.

O hospital, então, se mobilizou para fazer a vontade do paciente, já que regras de controle de infecção permitem a presença de animais apenas em casos excepcionais.

Ashley Stevens disse à BBC que seu avô pegou Shep ainda filhote, há oito anos, e que o cachorro foi sua companhia após a morte da mulher.

Em publicação no fim de março, a neta agradeceu o empenho dos funcionários do hospital por tornar felizes as últimas horas de vida do avô.

Shep também participou do funeral do tutor, disse a família em rede social. Ganhou até uma gravata preta do pet shop para o momento do adeus.