United suspende transporte de animais após falhas

Após enviar um pastor alemão para o Japão por engano e de errar o embarque de outro cachorro nos Estados Unidos, a United Airlines decidiu suspender temporariamente o transporte de animais em compartimento de carga.

Os problemas aconteceram na semana passada, quando também foi registrado o caso mais grave: um buldogue francês morreu à bordo, após ter sido colocado por um comissário no espaço destinado a bagagens de mão.

A pausa anunciada pela empresa, porém, não afeta quem viaja com seu animal de estimação na cabine.

Segundo a Reuters, a United informou que vai rever seu sistema de transporte de pets como cargas e fazer melhorias. Apesar de não dar data para retomar o programa PetSafe, a expectativa é que a análise seja concluída até 1º de maio.

De acordo com a agência Ansa, relatório do Departamento de Transportes mostra que, em 2017, 18 animais morreram e 13 ficaram feridos em voos da empresa.

RELEMBRE

Na quinta (15), um voo da United que seguia de Newark, Nova Jersey, para Saint Louis, Missouri fez uma escala inesperada em Akron, Ohio após funcionários perceberem que um cão havia sido embarcado por engano no voo.

Para que o animal encontrasse o tutor sem demora, os 33 passageiros da aeronave acabando indo também para Akron. De acordo com a CNN, a empresa aérea ofereceu uma compensação pelo atraso causado pelo desvio.

Dias antes, o pastor alemão Irgo, 10, deveria viajar de Oregon para o Kansas. Mas foi parar no Japão. Ao buscar o animal, a tutora encontrou outro cachorro no lugar. A empresa reconheceu a troca, e Irgo voltou em um voo particular.

Na segunda (12), Kokito, de dez meses, morreu após ficar trancado no compartimento para bagagens de mão em um voo entre Houston e Nova York.

Segundo testemunhas, a tutora foi pressionada a deixar o animal no bagageiro. “Este foi um acidente trágico que nunca deveria ter acontecido”, afirmou a United, que abriu investigação sobre o caso, segundo a agência Ansa.

(Foto: O cachorro Irgo – Kara Swindle/ Arquivo Pessoal)