Prostração, queda de imunidade e infecções são sintomas de aplasia medular
Prostração, falta de apetite, mucosas hipocoradas, sangramento de mucosas, queda de imunidade e consequentes infecções podem ser sintomas de aplasia medular em pets.
“A medula é responsável pela produção de todos os tipos de células sanguíneas. Aplasia medular é a condição na qual a produção destas células é interrompida”, diz Mariana Zorzella, médica veterinária da Pet Care.
É um tipo de anemia, que pode atingir qualquer raça ou faixa etária e até causar a morte do animal, se não tratado corretamente.
Há diferentes fatores para a doença –agentes infecciosos, químicos/físicos, toxinas e causas imunomediadas. Por isso, não há forma de prevenção.
O tratamento se baseia no controle da causa da aplasia. “Se causada por agentes infecciosos, a doença infecciosa em questão deve ser tratada, se causada por drogas, o uso de tal droga deve ser suspenso. Deve-se realizar tratamento suporte, como transfusão de sangue e uso de antibióticos para prevenir infecções oportunistas”, afirma a veterinária.
O uso de células-tronco pode ser considerado e costuma ter bons resultados. “No entanto, comorbidades devem ser avaliadas para a indicação do tratamento”, afirma Mariana Zorzella.