Cachorro pode ir à praia? Otite, alergias e verme do coração são riscos

Certamente você já viu um cachorro brincando todo feliz na praia, correndo na água, rolando na areia. Mas essa combinação pode representar alguns riscos para o pet.

Para um passeio tranquilo e sem incômodos ao animal, o tutor deve adotar cuidados, como hidratação e higiene.

Mas, antes de viajar, deve consultar o veterinário, já que a praia pode ser fonte de problemas dermatológicos e da dirofilariose, doença também conhecida como verme do coração e que pode ser evitada com vermifugação.

“Essa enfermidade é transmitida por mosquitos, presentes no litoral. O parasita se aloja no coração do bichinho, e os sintomas podem demorar anos para se manifestarem. Outro ponto de alerta é que ela é transmissível aos humanos, podendo provocar problemas pulmonares”, diz Renata Piazera, farmacêutica da Fórmula Animal.

PODE IR À PRAIA?

Algumas praias não permitem a presença de animais. Mas, se no seu destino houver local que receba os pets e se você quiser a companhia dele na areia, cuidado com o sol.

A regra, que vale também para os tutores, é evitar exposição entre as 10h e as 16h e passar protetor solar, para evitar câncer.

No caso dos bichinhos, há produto específico. Deve ser usado, sobretudo, nas orelhas e focinhos e, nos de pelagem clara ou curta, também no tronco, afirma a veterinária Carla Storino Bernardes, da Cobasi.

E lembre de oferecer água e refrescar o animal.

“O correto é evitar expor os animais em sol forte. Porém se for inevitável, o ideal é que o tutor ofereça constantemente água fresca ao cão e borrife água para amenizar a temperatura corporal”, diz.

Calor, areia e a água também podem provocar dermatites, conjuntivite e complicações intestinais.

“O contato com a areia pode provocar essas doenças, porque, infelizmente, a praia é repleta de fezes de outros animais, que são fontes transmissoras. A água salgada do mar também é um perigo aos pets, pois aumenta as chances de inflamação de ouvido e alergias oculares”, afirma a farmacêutica Renata Piazera.

DIVERSÃO

Com alguns cuidados, aproveitar a companhia do cãozinho na praia pode ser divertido.

Na Europa existem até praias para cachorros. Relembre abaixo fotos da Croácia: