Pit bull é um dos animais à espera de adoção no CCZ do Distrito Federal; veja fotos 

Lívia Marra

Mais de 20 bichinhos aguardam por adoção nos recintos do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) do Distrito Federal. São animais abandonados, resgatados em situação de maus-tratos ou que estavam em risco de doença. Agora estão saudáveis, vacinados e em busca de um lar.

Segundo o governo de Brasília, até a última quarta (4) estavam no local 14 gatos filhotes e dez cães adultos, entre eles um pit bull macho com problemas degenerativos na córnea, encontrado em agosto, quando invadiu o Centro Educacional 2 de Planaltina.

“Como ele tem temperamento forte, as pessoas não têm tanto interesse, mas pode ser recuperado e tem potencial para que a condição visual regrida”, diz o médico veterinário da Diretoria de Vigilância Ambiental, Laurício Monteiro.

Segundo o governo, entre os animais saudáveis, dois ainda inspiram cuidados: uma das seis cadelas adultas tem um tipo de câncer canino sexualmente contagioso e outra com miíase cutânea, um tipo de ferida com tratamento simples.

Monteiro afirma que, em caso de adoção, a cadela com câncer terá garantia de mais cinco doses do tratamento de quimioterapia.

COMO ADOTAR?

O interessado em levar um animalzinho para casa precisa ter mais de 18 anos e ir ao canil munido com comprovante de residência, carteira de habilidade ou habilitação.

O adotante também deve assinar o termo de posse –o que significa que garantirá os cuidados do animal, como alimentação, assistência veterinária e lazer.

O Centro de Controle de Zoonoses do DF funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, na estrada do Contorno do Bosque, Setor de Áreas Isoladas Norte, Área Especial, Lote 4 (entre o Setor Militar Urbano e o Hospital de Apoio de Brasília).