Praia Grande sofre com abandono de animais; em um dia, 16 são deixados em órgão municipal
Na segunda-feira da semana passada (24), 16 animais foram deixados em frente à sede da Divisão de Saúde Ambiental de Praia Grande, no litoral paulista. Eram nove filhotes de cão e cinco de gato, além de dois gatos já adultos.
Segundo a prefeitura, a cidade sofre com o problema do abandono, e o canil municipal está superlotado. São mais de cem bichinhos no local.
A chefe do setor de Proteção Animal, Ticiane Mascaretti Ortiz, orienta procurar uma das delegacias da cidade para denunciar um crime de maus-tratos contra animais ou abandono. O delito tem pena prevista de seis meses a dois anos de prisão, além de multa.
ADOÇÃO
De acordo com a administração municipal, os bichinhos que estão na Divisão de Saúde Ambiental –onde fica o canil– foram apreendidos, resgatados por maus-tratos, abandono ou por terem sido atropelados.
Quem quiser levar um deles para casa, pode escolher pela internet. Depois, basta ir ao canil, na rua Antônio Candido da Silva, Vila Sônia.
Para adotar, é preciso preencher um cadastro e um documento de posse responsável. O candidato precisa ser maior de idade, ter residência fixa e apresentar um documento de identidade.
O animal sai do abrigo imunizado contra vermes, o tutor deverá levá-lo a uma clínica para atualizar as vacinas.