Cães podem doar sangue nesta sexta e no sábado em parque em São Paulo

Lívia Marra
(Bruno Poletti-9.out.13/Folhapress )
(Bruno Poletti-9.out.13/Folhapress )

Um evento para conscientizar sobre a importância do bem-estar animal ocorre nesta sexta (7) e no sábado (8) no parque Villa-Lobos, em São Paulo.

No local, cães com mais de 25 kg poderão doar sangue e, com isso, fazer gratuitamente exames laboratoriais.

Segundo o professor Márcio Moreira, da Universidade Anhembi Morumbi, uma bolsa de sangue salva no mínimo três vidas.

“No dia da ação, antes de doar sangue, o cão passará por exame físico e clínico gratuito, além de fazer um check up de oito diferentes tipos de exames de sangue”, diz Moreira. “Além de realizar uma ação solidária para salvar outros animais, o cão receberá um atendimento veterinário personalizado, com indicadores importantes para qualificar a sua saúde.”

Um dos objetivos da iniciativa é alertar sobre a leishmaniose, uma das doenças que mais matam cachorros no mundo. Ela é transmitida pelo chamado mosquito-palha e tem nos cães a principal fonte de infecção. Para os cães, a prevenção inclui coleira e vacina.

Para participar da doação de sangue, o cão deve ter mais de 25 kg, ter entre 1 e 7 anos, estar clinicamente saudável, ter temperamento dócil, estar vacinado e vermifugado (comprovado via carteira de vacinação), estar sem pulgas e carrapatos, não ter passado por procedimento cirúrgico nos últimos dois meses e, no caso das fêmeas, não estar no período de gestação.

O sangue colhido durante a ação será encaminhado para o Banco de Sangue Veterinário Sanim Vet. De acordo com a Bayer, que patrocina o projeto,  todo o material será doado aos animais que estiverem em acompanhamento especializado e necessitarem de transfusão sanguínea.

Para solicitar, o veterinário deve enviar uma mensagem para contato@sanimvet.com.br .  A distribuição gratuita, no entanto, será limitada à captação realizada durante o evento.

A ação acontecerá nesta sexta (7) e no sábado (8) no espaço canino no Parque Villa-Lobos (avenida Queiroz Filho, Alto de Pinheiros – portão 1), das 10h às 16h. O atendimento é gratuito, mas as vagas são limitadas.

Os cães que doarem sangue ganharão um kit de produtos e petiscos.