Cão surfista de Santos, Parafina disputa campeonato na Califórnia

Lívia Marra

Atualização: 26/09/2016 –  Bono, do Brasil, é tricampeão em campeonato de surfe para cães; Parafina também fica no pódio

Famoso  por surfar em Santos, litoral paulista, Parafina agora conhece as águas da Califórnia, onde vai disputar um campeonato no próximo domingo (25).

O cão está nos Estados Unidos com o tutor, Augusto Martins, com quem também divide as ondas.

Em busca do título para o Brasil, Parafina vai participar de duas categorias no 8º Surf City Surf Dog –uma delas sozinho. “Em uma das categorias eu só auxilio na onda, e na outra ele vai comigo [em prancha de stand up paddle]”, disse Martins ao Bom Pra Cachorro.

Tudo começou há cerca de sete anos, quando, assustado com os fogos de um Réveillon, o cachorro buscou refúgio na escola de surfe de Picuruta Salazar e por ali ficou.

“Ele ficava na praia o dia inteiro, e quando não tinha onda saía nadar com o grupo de salvamento. Até que um dia resolveram colocar ele em cima de uma prancha”, diz Salazar.

Segundo ele, quando não levavam Parafina para o mar, “ele ficava emburrado” e acabava seguindo alguém que entrava na água.

Há cerca de três anos, Martins, que é instrutor na escola de surfe, foi ‘adotado’ por Parafina, e o cão ganhou nova casa.

Este é o primeiro campeonato que Parafina participa fora do país. De acordo com Salazar, ele já esteve em uma competição em Santos, uma espécie de “confraternização”.

“Ele tem muita chance [nos EUA]. O Parafina vai pra água todo dia, treina com o Augusto [Martins]”, diz.

Além dele, o país também terá como representante na competição o labrador Bono, do Rio, bicampeão mundial, ao lado do dono, Ivan Moreira.