Contra estresse, ONG leva cães à espera de adoção para passeio no parque; veja fotos

Lívia Marra

Alguns dos cães abrigados pela ONG Cão Sem Dono tiveram um dia diferente e foram levados para um passeio no parque Ibirapuera (zona sul de São Paulo), nesta sexta (15).

São animais que participaram de feiras de adoção nas últimas semanas e não ganharam uma casa nova. O objetivo do passeio é fazer com que relaxem do estresse de ficar em gaiolas ou em cercados esperando por possíveis donos.

“Eles ficam muito estressados porque vão [para as feiras de adoção] e voltam, ficam em gaiolas e não são adotados. Agora ficaram felizes, cansados de passear, pisar na grama”, disse Vicente Define Neto, diretor da ONG.

Segundo ele, a ideia é que o passeio ocorra a cada 15 dias.

E, para incentivar adoções, a ONG planeja permitir que frequentadores do parque passeiem com os cães.

“Se gostar do cachorro, e o cachorro gostar da pessoa, o candidato passa por entrevista e, se tiver perfil, pode adotar aquele cachorrinho que já passeou com ele”, afirma Define Neto. O projeto deve ser colocado em prática daqui a 30 dias.

O canil da ONG abriga atualmente cerca de 370 animais.

ADOÇÃO

Para adotar um cãozinho é preciso ter mais de 21 anos, apresentar documentos originais e comprovante de residência.

O candidato passa por entrevista e assina um termo se responsabilizando pelo animal. O cachorro deve ser devolvido em caso de não adaptação.

A ONG não doa animais para serviços de guarda em empresas ou para morarem em sítios sob cuidado de funcionários.

Na página da Cão Sem Dono há fotos dos animais abrigados. Eles também participam de duas feiras: na Cobasi do Morumbi e na loja Petz do Brooklin.